Orçamento Via WhatsApp
blog
Busca por cidadania italiana no Brasil aumentou 400% nos últimos meses
O ano de 2024 está sendo ótimo para a cidadania italiana. Recentemente, uma pesquisa divulgada pela Panrotas mostrou que houve um aumento de 400% na procura pelo direito à dupla nacionalidade entre os meses de agosto e outubro.
David Manzini, CEO da Nostrali Cidadania Italiana, explica que um dos principais motivos para esse aumento pode estar relacionado com os projetos que buscam alterar a lei de cidadania. “Recentemente, tivemos a proposta do senador Roberto Menia, que quer impor regras mais rígidas para a dupla cidadania, acompanhada de um projeto de lei do partido Forza Italia e da proposta orçamentária para 2025. Todas, de alguma maneira, buscam colocar empecilhos para os ítalo-descendentes que buscam o reconhecimento da cidadania. É provável que isso tenha servido como gatilho para as pessoas se agilizarem e darem entrada no processo de reconhecimento o quanto antes”, salienta.
Por mais que todas essas iniciativas ainda estejam na fase de discussão ou apresentação, como é o caso do projeto apresentado pelo Forza Italia, do vice-ministro Matteo Salvini, a possível eminência de uma aprovação pode ter feito os ítalo-descendentes darem o passo decisivo. “Pelo movimento do mercado, é possível que esses futuros italianos e italianas tenham entendido que a melhor hora de realizar o sonho da dupla nacionalidade é agora”, comenta Manzini.
Relembre os projetos
O primeiro projeto apresentado para alterar as regras da cidadania italiana foi o do senador Roberto Menia, do partido Fratelli d’Italia, ainda em 2023.
O texto propõe, entre outras medidas, que o reconhecimento da cidadania para quem reside fora da Itália seja limitado à terceira geração. Assim, só filhos, netos e bisnetos de italianos seriam contemplados Além disso, o requerente também precisa provar que é proficiente no idioma italiano.
Em seguida, já em 2024, foi a vez do Forza Italia divulgar antes da apresentação oficial para o congresso italiano um projeto que traz restrições para os ítalo-descendentes, mas promete facilitar a obtenção de naturalização para filhos de imigrantes.
Um dos pontos mais polêmicos do texto é a exclusão de descendentes nascidos fora da Itália se qualificarem para obter a dupla nacionalidade por descendência (jure sanguinis). O texto afirma que “o estrangeiro com ascendência italiana, nascido no exterior, não poderá mais obter a cidadania caso seus pais, avós e bisavós tenham também nascido no exterior”.
Por último, em outubro de 2024, o governo italiano apresentou ao Parlamento a nova Proposta de Lei de “Bilancio” (orçamentária) para 2025. Nela, entre as medidas mais controversas está o artigo 106, que propõe uma taxa de 600 euros para cada requerente a cidadania italiana via processo judicial.
Alguma proposta já foi aprovada?
Até o dia 28 de outubro de 2024, nenhum dos três projetos foi aprovado pelo governo italiano. No entanto, conforme Manzini, isso não significa que a possibilidade disso acontecer é nula. “Nada impede que o senado e a câmara italiana aprovem algum dos textos. Isso traria impactos negativos para os ítalo-descendentes, já que questões como a taxa de 600 euros por pessoa ou a proficiência no idioma italiano complicariam ainda mais um processo que já é complexo”, enfatiza.
A Nostrali se mantém atenta a todos os movimentos do mercado e de tudo que acontece na Itália. Dessa forma, buscamos nos preparar com o máximo de antecedência e desenvolver soluções que minimizem o impacto de qualquer possível lei aprovada que altere a dinâmica dos processos de reconhecimento.
Se você, contudo, quer eliminar o risco de ter sua dupla nacionalidade dificultada por alguma lei que venha a ser aprovada, a melhor hora de dar entrada no seu reconhecimento é agora.
Entre em contato com a Nostrali e dê o primeiro passo para mudar de vida com a cidadania italiana!
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.