Orçamento Via WhatsApp
blog
Brasileiros na Itália: entenda porque o número de imigrantes está aumentando nos últimos anos
De acordo com dados do Eurostat, o Brasil é o sétimo país na lista de maiores beneficiados com a concessão de cidadania europeia. Entre as principais está a cidadania italiana, com quase 26 mil processos concluídos apenas em 2022.
Esse número representa um crescimento de 26% em relação a 2021. A grande maioria das duplas cidadanias, cerca de 70%, foram concedidas aos brasileiros por Itália e Portugal. Ambos os países têm uma grande quantidade de descendentes no Brasil.
A quantidade de reconhecimentos de cidadania europeia não tem previsão de baixar, pelo contrário, a expectativa é que o número continue aumentando. No caso dos ítalo-descendentes, a Nostrali preparou este conteúdo para explicar esse movimento migratório.
Boa leitura!
Conteúdo
1. Os motivos para o número de imigrantes aumentar
1.1 Fatores econômicos
1.2 Laços culturais e familiares
1.3 Qualidade de vida e segurança
2. Benefícios da cidadania italiana
2.1 Sistema educacional europeu
2.2 Processos de reconhecimento da cidadania italiana
Os motivos para o número de imigrantes aumentar
Os motivos para o crescimento no número de brasileiros na Itália estão relacionados com diversos fatores. Economia, custo de vida, segurança, oportunidades de estudo e emprego e a chance de mudar de ares são alguns dos principais.
A seguir, explicamos as principais razões para o aumento de brasileiros com a cidadania italiana:
Fatores econômicos
A situação econômica do Brasil tem sido instável nos últimos anos, com crises financeiras recorrentes e inflação elevada, o que aumenta o preço de muitos produtos e serviços essenciais para a população.
Esses problemas têm levado muitos brasileiros a buscar melhores oportunidades de emprego e uma vida mais estável em outros países. A Itália, apesar de seus próprios desafios econômicos, ainda oferece um mercado de trabalho mais estável e com boa possibilidade de crescimento, especialmente em setores como turismo, moda, gastronomia e manufatura.
Além disso, a Itália também tem sistema de bem-estar social que costuma ser atrativo para os imigrantes. Isso inclui acesso a serviços de saúde gratuitos ou a baixo custo, educação pública de qualidade e uma rede de seguridade social com seguro-desemprego e aposentadoria.
Muitos brasileiros veem na Itália uma oportunidade para melhorar sua qualidade de vida e garantir um futuro mais seguro para si e suas famílias, graças ao maior poder de compra.
Laços culturais e familiares
Outro fator para a imigração de brasileiros para a Itália são os laços culturais e familiares. A Itália tem uma forte presença na história e na cultura brasileira, resultado da imigração italiana em massa para o Brasil no final do século XIX e início do século XX.
Muitas famílias brasileiras possuem ascendência italiana e mantêm tradições e costumes italianos vivos em seu cotidiano. Para essas famílias, a ideia de retornar às raízes e viver na terra dos antepassados é muito atraente.
A possibilidade de obter a cidadania italiana através do reconhecimento da ascendência facilita o processo de imigração e é um dos meios mais procurados pelos ítalo-descendentes.
A cidadania italiana oferece uma série de benefícios, incluindo o direito de viver, trabalhar e estudar na Itália ou em qualquer outro país da União Europeia, sem a necessidade de vistos adicionais para permanência.
Qualidade de vida e segurança
A busca por uma melhor qualidade de vida e segurança pública também contribui para muitos brasileiros que decidem se mudar para a Itália. Comparada ao Brasil, a Itália apresenta índices de criminalidade mais baixos e uma sensação geral de segurança maior.
As cidades italianas, embora também tenham suas problemáticas, são, em geral, mais seguras e organizadas do que a grande maioria dos municípios brasileiros.
A qualidade de vida na Itália também é um grande atrativo. O estilo de vida italiano, que valoriza a família, a gastronomia e a cultura, é bastante apreciado pelos brasileiros. Além disso, as cidades italianas são conhecidas por sua beleza histórica e arquitetônica, assim como oferecem inúmeras alternativas de atividades culturais e de lazer.
Benefícios da cidadania italiana
Obter a cidadania italiana traz uma série de benefícios que vão além da simples mudança de residência para outro país. Uma das vantagens é a possibilidade de viver e trabalhar livremente em qualquer um dos países membros da União Europeia.
Fazer isso abre um leque de oportunidades profissionais e educacionais que não estariam disponíveis ou seriam mais difíceis de conseguir para quem possui apenas a cidadania brasileira.
Outro destaque é que a cidadania italiana dá acesso a um sistema de saúde de alta qualidade, como explicado anteriormente. Ele é reconhecido como um dos melhores do mundo e os cidadãos italianos têm direito a tratamentos médicos gratuitos ou a baixo custo.
A saúde pública de qualidade tende a ser um grande diferencial, especialmente em comparação com os altos custos da saúde privada no Brasil. É válido destacar que, mesmo que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja gratuito, é comum os pacientes enfrentarem longas filas e tempo de espera para receber atendimento.
Sistema educacional europeu
A cidadania italiana também garante o direito de acessar o sistema educacional europeu. Os ítalo-brasileiros podem estudar em universidades europeias pagando as mesmas taxas que os cidadãos locais.
Um exemplo é o curso de medicina, desejado por muitos brasileiros. Enquanto no Brasil as mensalidades são exorbitantes, na Itália, o curso não custa mais do que outros. Os valores anuais, em universidade pública, ficam entre 3 e 4 mil euros.
Fazer isso representa uma economia significativa em comparação com os custos das universidades particulares no Brasil. Além disso, muitas dessas instituições são reconhecidas mundialmente pela sua excelência acadêmica.
Processos de reconhecimento da cidadania italiana
O processo de reconhecimento de cidadania italiana pode variar em complexidade e duração, dependendo de diversos fatores, como a quantidade de documentos necessários e a linha de descendência até chegar no italiano da família.
Para os brasileiros, no entanto, vale a pena o esforço. A via administrativa, onde o solicitante reconhece a dupla cidadania direto na Itália, demora uma média de seis meses para ser concluída.
Já a via judicial, onde o requerente entra com um processo na justiça italiana, sem precisar de viagem para Itália, costuma ser concluída em menos de três anos com a ajuda da Nostrali. Auxiliamos nossos clientes do início ao fim do processo, desde a busca por documentos em cartórios e arquivos públicos até a orientação jurídica necessária para a correta apresentação do pedido.
Quer reconhecer sua cidadania italiana com quem é especialista no assunto e já ajudou mais de 15 mil clientes a conquistarem esse benefício?
Entre em contato com a Nostrali e saiba como vamos te ajudar!
Perguntas frequentes sobre brasileiros na Itália
Como morar na Itália sendo brasileiro?
A melhor forma de morar na Itália sendo brasileiro é com a cidadania italiana. Se o interessado não for ítalo-descendente, nem estiver casado com um(a) italiano(a), pode analisar a possibilidade de um visto.
Quanto tempo um brasileiro pode ficar na Itália?
Com a cidadania italiana, o brasileiro não tem um limite mínimo ou máximo para permanecer na Itália, pois ele será cidadão italiano como qualquer outro. Além disso, é possível circular livremente por toda a União Europeia, incluindo morar, estudar e trabalhar em qualquer um dos países membros do bloco. Já os brasileiros sem cidadania, podem permanecer por 90 dias dentro do Espaço Schengen.
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.