
Orçamento Via WhatsApp
blog
Pintores italianos: conheça a história de alguns dos artistas mais famosos do mundo

A Itália é um dos principais expoentes artísticos do mundo, e os pintores italianos têm uma grande parcela de responsabilidade nisso.
Nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio são apenas alguns dos artistas que criaram obras de importância mundial, sendo lembrados ainda hoje, séculos após suas mortes.
Se você é apaixonado por quadros e história, conhecer os pintores italianos é ótimo para compreender mais sobre a Itália e movimentos artísticos como o Renascimento. Por isso, continue a leitura e conheça a história de alguns dos artistas mais famosos do mundo.
Quem são os principais pintores italianos?
Ao longo dos séculos, a Itália produziu uma gigantesca safra de pintores italianos que fizeram história graças aos seus traços únicos e ideias inovadoras. Inclusive, sempre que se fala em arte é comum que nomes como o de Leonardo da Vinci sejam os primeiros a vir à mente.
A lista de artistas que nasceram na Itália é tão extensa que poderíamos passar um dia inteiro falando sobre cada um e ainda faltariam muitos nomes. Por isso, a seguir, separamos alguns dos mais importantes e reconhecidos pelo movimento artístico para você conhecer.
1. Leonardo da Vinci
Seria impossível começar uma lista sobre pintores italianos sem o nome de Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou apenas Leonardo da Vinci. Ele nasceu em abril de 1452, em Anchiano, na Itália, e além de pintor também foi cientista, matemático, engenheiro e inventor, entre tantas outras profissões ao longo de sua vida.
A vida artística de Leonardo da Vinci começou por volta de 1469, quando ele se mudou para o ateliê do escultor Andrea del Verrocchio. Por lá, teve a oportunidade de aprender com uma das figuras mais importantes do período na Itália.
Em 1479, da Vinci se mudou para Milão para trabalhar com Ludovico Sforza, o duque da cidade. Lá ele ficou até 1499, quando os franceses invadiram o lugar, o obrigando a voltar para Florença. Em 1516, Leonardo da Vinci se mudou para a França, onde faleceu em 1519.
Entre as principais pinturas do artista estão:
- Mona Lisa (La Gioconda);
- O Batismo de Cristo;
- Adoração dos Magos;
- Virgem dos Rochedos;
- A Última Ceia.
Leonardo tinha o costume de passar anos trabalhando em cada uma de suas obras de arte. Isso diz muito sobre o perfeccionismo do artista e dá uma dimensão do porque seus trabalhos ficaram eternizados na história.
2. Michelangelo
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi uma das figuras mais importantes do Renascimento italiano, movimento artístico do qual Leonardo da Vinci e tantos outros artistas também fizeram parte.
Ele nasceu em março de 1475, em Caprese, e se transformou em uma figura que foi muito além da pintura, destacando-se também como escultor, arquiteto e poeta, um verdadeiro polímata. Sua habilidade em várias áreas lhe renderam o título de "o Divino" ainda em vida.
Seu talento precoce foi reconhecido por Lorenzo de Medici, que o acolheu em Florença, permitindo que Michelangelo tivesse acesso ao círculo artístico mais influente da época. Em 1505, foi chamado pelo Papa Júlio II para Roma, onde criou algumas de suas obras mais icônicas.
Por mais que Michelangelo seja lembrado principalmente pelo seu trabalho como escultor, ele também criou pinturas importantes que são preservadas até hoje. Entre elas estão:
- Teto da Capela Sistina;
- A Criação de Adão;
- O Juízo Final;
- Doni Tondo;
- O Pecado Original.
A técnica inovadora de Michelangelo, especialmente em representações do corpo humano, marcou a arte dele fazendo com que seus trabalhos sejam reconhecidos por sua beleza e detalhes impressionantes.
3. Caravaggio
Michelangelo Merisi da Caravaggio nasceu em setembro de 1571, em Milão. Considerado um dos maiores mestres do estilo Barroco, Caravaggio revolucionou a pintura com o uso dramático da luz e sombra, técnica chamada de tenebrismo, criando contrastes marcantes em suas obras.
Em 1592 ele se mudou para Roma, onde começou a ganhar notoriedade por suas representações realistas de temas religiosos. As figuras humanas em suas pinturas eram frequentemente retratadas com imperfeições físicas, o que era inovador para a época.
Entre as principais obras de Caravaggio estão:
- Rapaz com Cesto de Frutas;
- Tocador de Alaúde;
- Davi e Golias;
- João Batista;
- Narciso.
Caravaggio teve uma vida turbulenta, marcada por brigas e fugas da justiça, mas sua influência na arte barroca foi imensa, impactando inúmeros artistas após sua morte prematura em 1610.
4. Rafael Sanzio
Raffaello Sanzio é outro grande expoente do Renascimento e nasceu em abril de 1483, na cidade de Urbino. O pintor é conhecido por sua habilidade em criar composições harmoniosas e por sua delicada representação da figura humana.
Ele começou sua formação artística no ateliê do também pintor Pietro Perugino e, em pouco tempo, sua reputação cresceu, levando Rafael a trabalhar em várias cidades italianas até se estabelecer em Roma.
Entre suas obras mais famosas estão:
- Escola de Atenas;
- O Casamento da Virgem;
- Tapeçaria;
- Transfiguração;
- La Fornarina.
Rafael é lembrado por sua grande habilidade desde que era um adolescente. Junto com Leonardo da Vinci e Michelangelo, forma os três pilares do Renascimento.
5. Sandro Botticelli
Sandro Botticelli, nascido Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi em Florença, no ano de 1445, é famoso por suas obras que capturam a beleza idealizada pelo Renascimento. Ele trabalhou sob a proteção da poderosa família de banqueiros Médici e suas pinturas são marcadas principalmente pela elegância e pelas referências à mitologia grega e romana.
Botticelli atingiu o seu auge com suas interpretações de temas mitológicos, em uma época em que a arte religiosa dominava o cenário mundial das artes. Entre suas obras mais conhecidas estão:
- O Nascimento de Vênus;
- A Primavera;
- Adoração dos Magos;
- Vênus e Marte;
- A Calúnia de Apeles.
Botticelli faleceu em 1510, em Florença, deixando inacabadas pinturas que retratavam a história de A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Conheça de perto as obras de arte mais famosas do mundo
A maioria das obras desses grandes pintores italianos permanecem em museus da Itália até hoje, como patrimônio histórico e cultural do país.
Caso você tenha interesse em apreciar qualquer um dos quadros desses autores, precisará se deslocar até a Itália para vê-los ao vivo e a cores. E acredite, vale a pena o passeio.
Como muitas obras estão em regiões diferentes do país, algo que você vai precisar para ver todos ou pelo menos a grande maioria é de tempo. Isso a cidadania italiana pode - e vai - te proporcionar.
Com a dupla cidadania, você pode morar, trabalhar, estudar e circular livremente pela Itália e por todos os países da União Europeia, sem necessidade de visto de permanência ou passagem de volta para o Brasil.
Quer mudar de vida? Entre em contato com a Nostrali e reconheça sua cidadania italiana!
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.