Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Nômade digital: entenda como funciona o visto italiano para quem quer trabalhar enquanto viaja pelo país

03/06/2024 | Curiosidades
Nômade digital: entenda como funciona o visto italiano para quem quer trabalhar enquanto viaja pelo país

O seu trabalho pode ser feito de qualquer lugar do mundo? Atualmente, existem muitas profissões que necessitam apenas de um notebook e conexão com a internet para entregar o resultado esperado. Com isso, o sonho de se tornar um nômade digital também cresce.

Se você já imaginou como seria bom trabalhar com liberdade de fronteiras, em qualquer lugar do mundo, saiba que essa tendência está mais forte do que nunca. Cada vez mais países, como a Itália, estão entendendo esse desejo das pessoas e, como solução, lançando o visto de nômade digital.

Como essa é uma alternativa nova e ainda não tão popular, muitos profissionais sequer sabem que ela existe ou têm muitas dúvidas a respeito de como funciona. Pensando nisso, a Nostrali preparou este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber para trabalhar online enquanto está na Itália.

Boa leitura!

 

Conteúdo

1. O que é um nômade digital?

2. O que é o visto para nômade digital lançado na Itália?

3. Como conseguir o visto de nômade digital na Itália?

4. Vale a pena tirar o visto de nômade digital?

 

Nostrali Cidadania Italiana

 

O que é um nômade digital?

Um nômade digital é um profissional que utiliza a tecnologia para trabalhar remotamente, permitindo que ele viaje e viva em diferentes lugares ao redor do mundo.

Em vez de estar vinculado a um local fixo, como um escritório ou uma cidade, o nômade digital depende apenas de ferramentas digitais para entregar o seu trabalho, como notebook, smartphone e acesso à internet.

Essa modalidade de trabalho tem crescido devido aos avanços tecnológicos, à globalização e ao aumento da aceitação do trabalho remoto por parte das empresas. Os nômades digitais podem atuar em diversas áreas, como programação, design gráfico, marketing digital, redação, consultoria e ensino online.

Esses profissionais aproveitam a flexibilidade de horários e a liberdade geográfica para explorar novos destinos, culturas e estilos de vida. No entanto, a vida de um nômade digital tem alguns desafios, como:

  • Necessidade de uma boa gestão do tempo;
  • Adaptação a diferentes fusos horários;
  • Conexão de internet confiável.

Além disso, é fundamental manter um equilíbrio entre trabalho e lazer, bem como lidar com a possível sensação de isolamento ou falta de pertencimento a uma comunidade fixa - desafios que fazem parte da rotina estando em outro estado ou país.

 

O que é o visto para nômade digital lançado na Itália?

O visto para nômades digitais na Itália, também conhecido como "visto de trabalho remoto", foi introduzido para atrair trabalhadores com liberdade de fronteiras que desejam viver um tempo no país enquanto trabalham para empresas estrangeiras ou em seus próprios negócios online.

Esse visto faz parte de uma tendência crescente em diversos países de oferecer facilidades legais para profissionais que podem trabalhar de qualquer lugar. Essa é uma decisão estratégica, que serve para incentivar o turismo e a economia local.

A Itália, com sua rica história, cultura vibrante e paisagens deslumbrantes, se torna uma opção atraente para nômades digitais que buscam uma combinação de trabalho remoto e qualidade de vida em um país europeu.

 

Como conseguir o visto de nômade digital na Itália?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que se trata de um visto, portanto, ele tem um prazo de validade. No caso dos nômades digitais, essa permissão dura um ano, podendo ser renovada por mais um ano.

A lei do visto para trabalho remoto está em vigor desde o dia 04 de abril de 2024, e foi introduzida junto ao Artigo 27 do Código de Imigração italiano. Para obtê-lo, os candidatos precisam atender a alguns requisitos:

  • Comprovar uma renda mínima de 28 mil euros por ano;
  • Ser de um país de fora da União Europeia;
  • Ter uma alta qualificação (ensino superior completo com pelo menos cinco anos de experiência na área ou trabalhar como freelancer);
  • Trabalhar remotamente para uma empresa registrada fora da Itália;
  • Ter um seguro de saúde que cubra tratamento médico-hospitalar válido em toda a Itália pelo período do visto.

Estes são apenas alguns dos requisitos para conquistar o visto de trabalho remoto na Itália - existem mais de 10. Além disso, os solicitantes também devem comprovar residência durante a estadia e provar que o trabalho pode ser realizado remotamente.

O processo de aplicação envolve a apresentação de documentos financeiros, contratos de trabalho e detalhes sobre a natureza do emprego. É importante verificar as exigências específicas e atualizadas, pois elas podem variar.

 

Vale a pena tirar o visto de nômade digital na Itália?

Como você pôde perceber, o visto para nômade digital na Itália não é um dos mais fáceis de conseguir. No entanto, se você cumpre todos os requisitos e deseja viver essa experiência sem abdicar do seu trabalho no Brasil, vale a pena.

Existe, contudo, uma forma muito mais simples de trabalhar como nômade digital na Itália ou em qualquer outro país da União Europeia: com a cidadania italiana.

A dupla cidadania te dá passe-livre para morar e circular livremente por todos os países da UE - incluindo a Itália. Com isso, você não precisa se preocupar em demonstrar sua renda, formação acadêmica ou outros requisitos.

Reconhecer a cidadania italiana necessita de uma empresa confiável e com boa reputação no mercado para te ajudar em cada etapa do processo. Por isso, a Nostrali é a melhor opção para tornar seu sonho realidade.

Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para conquistar a dupla cidadania!

 

Nostrali Cidadania Italiana

03/06/2024 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR