Orçamento Via WhatsApp
blog
Federico Fellini: conheça a história do maior diretor de cinema italiano
Famoso por sua criatividade sem limites e estilo extravagante, Federico Fellini é para muitos o maior diretor de cinema italiano de todos os tempos.
Nascido em Rimini, na Itália, em 20 de janeiro de 1920, Fellini cresceu em um país fascinante, rico em cultura, arte e história, elementos que influenciaram profundamente sua carreira no cinema e o levaram ao reconhecimento internacional.
Se você tem interesse no cinema italiano e em conhecer mais da vida desse diretor lendário para a história da sétima arte, continue a leitura e saiba mais sobre Federico Fellini.
Início da carreira de Federico Fellini
Federico Fellini se mudou de Rimini para Roma aos 19 anos, onde ingressou na universidade, mas logo abandonou os estudos para se dedicar ao jornalismo e à ilustração, grandes paixões do futuro diretor.
Foi durante esse período que ele teve seu primeiro contato com o mundo do cinema, trabalhando como roteirista e assistente de direção para o diretor Roberto Rossellini, um dos nomes mais importantes do movimento neorrealista da Itália.
Foi apenas em 1950 que Fellini estreou como diretor, lançando seu primeiro filme, "Mulheres e Luzes". A película, que teve codireção de Alberto Lattuada, foi um sucesso moderado de crítica e público, mas foi o suficiente para estabelecer Fellini como um talento emergente na indústria cinematográfica italiana.
Principais obras e prêmios Oscar
Fellini rapidamente ganhou reconhecimento internacional com seus filmes inovadores e visualmente deslumbrantes, que combinavam realismo e fantasia de maneiras inesperadas. Entre suas obras mais famosas estão "A Estrada da Vida" (1954), "Noites de Cabíria" (1957), "A Doce Vida" (1960) e "8½" (1963).
O diretor italiano recebeu um total de 12 indicações ao Oscar durante sua carreira, vencendo quatro vezes na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Os filmes premiados - e os anos do prêmio - foram "A Estrada da Vida" (1957), "Noites de Cabíria" (1957), "8½" (1963) e "Amarcord" (1974).
Além disso, Fellini foi homenageado com o Oscar Honorário em 1993, ano de sua morte, em reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pela sua contribuição para a arte do cinema.
Legado e morte
Fellini continuou a criar filmes inovadores até a década de 1980, deixando um legado inigualável na história do cinema. Suas obras retratam a vida italiana de uma maneira única, combinando humor, tristeza, beleza e absurdo de maneira que poucos diretores conseguiram.
O diretor morreu em Roma em 31 de outubro de 1993, aos 73 anos. Apesar de sua morte, a influência de Fellini no cinema é sentida até hoje. Ele é lembrado como um dos maiores cineastas de todos os tempos, cujos filmes continuam a encantar e inspirar públicos de todo o mundo.
6 curiosidades sobre Federico Fellini
Para além do cinema, a história de Fellini foi repleta de fatos interessantes sobre seu trabalho e vida pessoal. Veja algumas curiosidades a respeito do diretor:
1. Início humilde
Antes de se tornar famoso, Fellini teve vários empregos, incluindo jornalista e cartunista. Ele também foi um roteirista prolífico, contribuindo para mais de 40 roteiros antes de dirigir seu próprio filme.
2. Influência circense
Fellini tinha um amor profundo por circos, que frequentava na infância. Esta influência pode ser vista em muitos de seus filmes, que frequentemente incluem personagens de circo e cenas de espetáculos circenses.
3. "Felliniesque"
A contribuição única de Fellini para o cinema foi tão significativa que o termo "Felliniesque" foi cunhado para descrever filmes que refletem sua estética única, caracterizada por imagens surrealistas e narrativa não linear.
4. Número 8
Fellini tinha uma fascinação pelo número 8. Seu filme mais famoso, "8½", recebeu esse nome porque Fellini considerava que tinha feito sete filmes e meio até aquele ponto de sua carreira.
5. Relacionamento duradouro
Fellini foi casado com a atriz Giulietta Masina por 50 anos, desde 1943 até sua morte em 1993. Masina estrelou muitos dos primeiros filmes de Fellini e é frequentemente considerada sua musa.
6. Sem condução
Apesar de suas extensas viagens para filmagens e eventos de cinema, Fellini nunca aprendeu a dirigir. Ele costumava dizer que se sentia mais confortável nos bancos de trás dos carros.
A vida e a carreira de Fellini são repletas de peculiaridades e peculiaridades que o tornam uma figura fascinante na história do cinema. Seu legado perdura, inspirando cineastas e amantes do cinema em todo o mundo.
Conheça os cenários onde Fellini gravou
A vida e a carreira de Federico Fellini oferecem uma visão fascinante da cultura italiana e da história do cinema no país. Seu estilo único, criatividade inigualável e paixão pela arte do cinema o estabeleceram como um dos maiores diretores de todos os tempos.
Se você se inspirou com a história do diretor ou com algum de seus filmes, saiba que com a cidadania italiana é possível conhecer todas as paisagens, cidades e cenários por onde Fellini e suas obras passaram sem burocracia.
A dupla nacionalidade garante livre circulação pela Itália e os demais países da União Europeia, incluindo a possibilidade de morar, estudar e trabalhar em cada um deles.
É descendente de italianos e quer se tornar cidadão europeu? Entre em contato com a Nostrali e dê o primeiro passo para mudar de vida!
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.