Orçamento Via WhatsApp
blog
O autêntico café italiano: o que o torna tão especial?
É impressionante como comidas ou bebidas podem compartilhar os mesmos ingredientes, mas serem tão diferentes dependendo do país em que são preparadas. Isso se aplica ao café italiano, que realça o sabor inconfundível do grão de uma maneira única na península itálica.
Você já se perguntou sobre o que torna o café italiano tão especial? Vamos revelar esses segredos aqui e agora.
O café italiano é diferente do brasileiro?
Para aqueles que se lembram das aulas de história brasileira, o café desempenhou um papel importante no desenvolvimento do país e já foi um pilar de sua economia. Naturalmente, os brasileiros nutrem uma paixão pelo grão.
Mas, sim, o café italiano é diferente do brasileiro em diversos aspectos, desde o modo de preparo até o sabor e a tradição que envolvem a bebida escura:
• O café italiano é geralmente preparado por métodos de extração, como a máquina de Espresso. A dose de café moído é compactada em um filtro e a água quente é pressionada através dele, resultando em um café curto e concentrado. No Brasil, o café é frequentemente preparado por métodos de infusão, como coagem ou café de filtro, suavizando o sabor do grão;
• Na Itália, a bebida é consumida em porções menores, geralmente em doses de 25 a 30 ml. No Brasil, o café é frequentemente servido em porções maiores, em xícaras enormes ou copos, originando o popular "café americano";
• O café é uma parte fundamental da cultura italiana. Os italianos tomam café várias vezes ao dia, acompanhado de um copo de água;
• O café italiano é também rapidamente consumido no balcão de cafeterias já os brasileiros tomam o seu café com mais calma, por conta da porção maior.
Embora o café italiano e brasileiro sejam diferentes em muitos aspectos, ambos têm um lugar especial em suas respectivas culturas.
Leia também: 10 pratos que você deve provar na Itália
Os tipos de café italiano
Pizzas, massas, vinhos e queijos estão entre as especialidades culinárias do país da bota que se difundiram pelo mundo.
No entanto, ao longo desse trajeto, os preparos foram perdendo a identidade italiana que possuíam.
No caso da pizza, por exemplo, a versão italiana original é significativamente diferente, com sua massa fina e recheio de tomate intenso em cor e sabor. Esse é um efeito esperado e comum da globalização.
O mesmo fenômeno ocorre com o café italiano. Conhecemos suas versões, mas quando a bebida é apreciada na Itália, seu sabor é verdadeiramente peculiar.
Entre os tipos de café italiano, comuns nos cardápios dos restaurantes e padarias, citamos:
• Espresso: para quem gosta do sabor intenso do café moído e concentrado, essa é uma excelente opção. Por conta da água quente que passa o café com alta pressão, o Espresso até ganha uma textura aveludada na xícara. Por ser muito forte, apenas uma pequena dose sem açúcar é servida;
• Doppio: para os corajosos, essa versão é uma dose dupla de Espresso. Vale a pena ter essa experiência pelo menos uma vez na vida;
• Ristretto e Lungo: o primeiro é conhecido como “tiro curto”, um café que segue a receita do Espresso, mas com menos água, resultando em uma versão menor, ou “restrita” (por isso, chama-se assim). Já o Lungo leva mais água, sendo menos concentrado e mais suave;
• Macchiato: essa versão segue também a receita do Espresso, mas adiciona-se um pouco de leite vaporizado para suavizar o sabor, resultando em uma bebida menos concentrada e mais líquida
• Cappuccino: esse café italiano é dividido em três partes. Um terço é de café Espresso, somado a outro terço de leite vaporizado e uma camada adicional de espuma do leite. As proporções são iguais e a bebida é tradicionalmente consumida pela manhã.
• Mocaccino: um preparo que é quase uma sobremesa, esse café segue a receita do Cappuccino, mas usa-se chocolate quente e creme no lugar do leite puro;
• Latte Macchiato: servido em um copo alto de leite quente, com uma dose de Espresso na mistura. Em alguns lugares, você recebe os dois ingredientes separados e faz o preparo sozinho;
• Freddo: é o Espresso na versão com gelo;
• Decaffeinato: os italianos também consomem a versão sem cafeína, especialmente à noite;
• Corretto: é a versão do café italiano com álcool, geralmente uma pequena porção de licor ou brandy.
Lembre-se, na Itália, é tradição misturar a bebida com uma colher pequena, mesmo se você não colocar açúcar. Só não lamba a colher, pois o hábito é considerado falta de etiqueta.
Leia mais: Herança italiana: conheça a história dos seus antepassados
Café italiano: hábito e tradição
O hábito de adoçar o café e bebê-lo com leite é uma particularidade que está nas Américas. Na Europa, o café é uma bebida forte que deve ser bebida em uma pequena dose, e rápido, em pequenos goles, para não esfriar e perder o sabor.
Por isso, quando os ítalo-brasileiros visitam a terra da bota, sempre ficam surpresos com a pequena xícara de Espresso servida em docerias e restaurantes. Sim, se você não especificar o tipo do seu café, vai receber sempre um Espresso.
A bebida é normalmente acompanhada de sobremesas, croissant, panino (sanduíche) ou biscoito.
Além disso, redes globalizadas, como Starbucks, McCafé e Costa, são difíceis de encontrar da Itália, justamente porque o país prefere seguir a tradição quando o assunto é café.
Procure por “bares” no solo italiano, pequenos estabelecimentos familiares, e tenha a experiência autêntica.
Porém, não se esqueça de ser gentil com o barista, uma das profissões mais respeitadas na Itália. Não é preciso deixar gorjetas, mas, se você tem mau-humor matinal, cuidado.
Com a dupla cidadania, você pode fazer parte desta cultura e segui-la à risca. É uma maneira de oficializar a sua descendência e participar da tradição italiana, seja em relação ao café ou qualquer outra.
Conte com a Nostrali para dar início ao seu processo de cidadania italiana!
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.